No norte do Brasil, o poderoso rio Amazonas define uma paisagem rica em ingredientes que a maioria de nós nunca provou antes. Mas a culinária vibrante do Brasil está em movimento – e açaí foi apenas a primeira onda. Portanto, conheça os pratos da culinária da Amazônia que você terá que provar quando for em um dos nossos tours por lá:
Maniçoba. Um prato da culinária da Amazônia feito com pedaços de carne, mandioca e folhas de chicória. É de origem indígena, e é feito com folhas da planta da mandioca que precisam ser moídas e cozidas por uma semana. Em seguida, adicionam-se carne de porco salgada, carne seca e outros ingredientes, como bacon e salsicha. O prato é servido com arroz e farelo de mandioca. As pessoas geralmente comem “maniçoba” durante o Círio de Nazaré, o maior festival religioso da cidade de Belém, que ocorre em outubro.
Tacacá. Uma sopa comum nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará, o tacacá é feito com jambu e tucupi (um caldo feito com mandioca selvagem), bem como camarões secos e pequenos pimentões amarelos. Tem que ser servido extremamente quente em uma cuia, ou cabaça.
Peixe. Dado o tamanho do rio Amazonas e seus afluentes, não é surpresa que os peixes de água doce constituem a principal fonte de proteína na dieta amazônica. O peixe na Amazônia é fresco e saboroso e você provavelmente encontrará em uma variedade de pratos: grelhados, fritos, cozidos no vapor, misturados em molhos ou ensopados. Os pratos da Amazônia incluiem muitos peixes de água doce, como o filhote, o pirarucu e o tambaqui. Pequenos peixes como surubim, curimatã, jaraqui, acari e tucunaré também são deliciosos. Estes peixes menores são frequentemente grelhados e/ou fritos. Os pratos de peixe são geralmente servidos com molho de tomate, preparado em leite de coco ou cozido em tucupi (um molho feito com sucos fermentados de mandioca).
Frutas. Uma das bases da culinária da Amazônia são as frutas. Sucos e sorvetes são feitos delas, incluindo acerola, graviola, fruta de conde e cupuaçu. Os sucos também são feitos de palmeiras, como taperebá, buriti e bacuri. E, claro, o açaí. Você sabia que esse superalimento amazônico, que ganhou popularidade em todo o mundo, é originário do Brasil? No nosso país, o açaí incrivelmente saudável e versátil é servido de várias maneiras diferentes, mas recomendamos que você vá na escola tradicional e coma açaí como fazem lá na Amazônia – como um purê não açucarado coberto com pedaços de tapioca.
Pato no tucupi. Um dos pratos locais favoritos (especialmente durante as férias), o pato servido no molho de tucupi possui sabor exótico. É torrado, ralado e cozido com alho, chicória, manjericão e tucupi e depois servido com arroz com pimenta e um toque de farinha de mandioca.