Projeto de Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Rio Grande do Norte
Desafio
Situado na região Nordeste do Brasil, o Rio Grande do Norte possui uma rica diversidade cultural e maravilhas naturais. Suas comunidades tradicionais, muitas vezes situadas em vilas costeiras, sertões rurais ou cidades históricas, oferecem aos visitantes uma janela para a alma autêntica do estado.
Além disso, são elas que conferem autenticidade às experiências turísticas, oferecendo aos visitantes a oportunidade de mergulhar nos costumes, folclore e culinária locais. Seja participando de rituais tradicionais, aprendendo artesanato ou saboreando receitas milenares transmitidas de geração em geração.
A Secretaria Estadual de Turismo e o SEBRAE RN visando a interiorização do turismo, diversificação da oferta turística e fomento às comunidades tradicionais, realiza o Projeto de TBC com quatro comunidades tradicionais, sendo executado pelo Instituto Vivejar. As 4 comunidades estão localizadas no Litoral Sul, sendo: Território Potiguara Katu (Canguaretama/Goianinha), Comunidade do Porto (Camguaretama), Comunidade Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul) e Comunidade Indígena Sagi-Trabanda (Baía Formosa). O projeto envolve 2 comunidades indígenas, 1 comunidade quilombola e 1 comunidade ostreicultura (ostras).
Solução:
O projeto foi iniciado com um importante e profundo diagnóstico sobre as comunidades, parceiros e instituições que atuam nos locais. Após a elaboração e entrega de um relatório minucioso, foram iniciadas atividades de fortalecimento do coletivo e de capacitação, com oficinas sobre turismo de base comunitária, iconografia, artesanato, precificação, apoio na organização de eventos locais, acompanhamento dos líderes em eventos do setor, etc.. Ao longo dos encontros, nossa equipe promoveu o desenho de roteiros e experiências turísticas personalizadas de forma coletiva, bem como apoiou cada envolvido a estarem preparados para partirem à operação desses roteiros e estarem prontos para atendimento das demandas.
O projeto se encerra a partir da finalização das etapas de planejamento participativo, registro de todo o processo e relatório com recomendação de próximos passos.
Resultados
- 4 comunidades atendidas
- 12 oficinas realizadas
- 68 pessoas envolvidas com as atividades
- 88% dos participantes são mulheres
- 11 eventos realizados (participação e apoio)