O Instituto Vivejar marcou presença no 13º Brazil Travel Market (BTM), realizado em Fortaleza nos dias 24 e 25 de outubro. Com propostas inovadoras, o Instituto esteve na apresentação ao mercado turístico de um roteiro imersivo que destaca a riqueza cultural e natural do Litoral Sul do Rio Grande do Norte por meio de comunidades tradicionais da região.
Por meio da Secretaria de Turismo do RN (Setur-RN) e do Sebrae-RN, e Instituto Vivejar, os representantes das comunidades apresentaram aos agentes de viagem a oportunidade de conhecerem de perto a força e a beleza das comunidades indígenas, quilombolas e de ostreicultoras da região (Katu, Sibaúma, Porto e Aproostras). A iniciativa visa promover um turismo responsável e sustentável, onde os visitantes têm a oportunidade de vivenciar experiências autênticas, aprender sobre tradições locais e contribuir diretamente para a economia das comunidades.
Rodada de negócios e um novo olhar para o turismo
A Rodada de Negócios serviu como uma vitrine onde fornecedores do setor apresentaram novidades aos agentes e operadores do turismo. Segundo Ana Rosa Proença, gestora de projetos do Instituto Vivejar, “o roteiro integrado das comunidades tradicionais (indígena, quilombola e ostreicultora) do Litoral Sul,, foi prospectado para 200 pessoas do trade turístico de todo o país, mostrando toda a singularidade e potencialidade desse modelo turístico”.
“Foi um imenso prazer participar da BTM representando a comunidade quilombola de Sibaúma. A oportunidade de mostrar nossas belezas naturais e a cultura vibrante foi realmente gratificante. Durante o evento, pude compartilhar as tradições e as riquezas da comunidade. Levar a voz de Sibaúma para esse importante encontro consolidou ainda mais nosso compromisso em promover e valorizar nossa comunidade”, ressaltou Grasiele Caetano, representante do turismo da Comunidade Quilombola da Praia de Sibaúma (RN).
“A parceria com a Setur-RN, Sebrae-RN e Instituto Vivejar tem sido fundamental para impulsionar o turismo de base comunitária no Rio Grande do Norte. Através das rodadas de negócios, conseguimos alcançar novas perspectivas para fortalecer a economia local do território Potiguara Katu, gerando oportunidades valiosas para nossa comunidade. Nosso muito obrigado a todos por essa iniciativa!”, agradeceu Geyson Fernandes, da Katu Experiências – Canguaretama (RN).
O interesse dos agentes e operadores de turismo pelo roteiro apresentado pelo Vivejar demonstra um crescente desejo do mercado por experiências mais autênticas e significativas. O turismo de base comunitária, além de gerar renda para as comunidades, promove a valorização da cultura local e a preservação do meio ambiente.
Você está pronto para vivenciar essa nova forma de viajar?
————–
Esta é uma iniciativa do Projeto de Turismo de Base Comunitária, realizado pela Setur-RN e Sebrae-RN, executado e planejado pelo Instituto Vivejar entre 2023 e 2024. Para saber mai. Para saber mais, clique aqui.