Manual de Boas Práticas para Projetos de Turismo de Base Comunitária: com foco no Ecoturismo

© Crédito da imagem

Em resposta ao crescente interesse no desenvolvimento do turismo sustentável, o Polo SEBRAE de Ecoturismo (SEBRAE Mato Grosso do Sul), iniciou um esforço imprescindível na área: a capacitação de seus agentes.

Reconhecendo o potencial do turismo de base comunitária para promover o crescimento econômico e, ao mesmo tempo, preservar o patrimônio cultural e o meio ambiente do país, o SEBRAE embarcou numa jornada para fortalecer o preparo dos seus consultores. E para essa missão, o Instituto Vivejar foi convidado a elaborar um material que pudesse ser distribuído aos consultores, com conceitos, boas práticas essenciais dentro do tema e dicas de só quem atua na prática com projeto de TBC.

A partir deste contexto, foi criado o Manual do Turismo de Base Comunitária, que passa por conteúdos conceituais, cases e melhores práticas para identificação e atuação nos territórios. O manual tem como base a experiência e expertise das nossas consultoras, que a partir de suas formações e anos de vivências junto à comunidades tradicionais, possuem o repertório necessário para criar e avalizar o conteúdo.

O manual é dividido em 6 capítulos e será distribuído gratuitamente aos consultores Sebrae atuantes ou aqueles que podem vir a atuar em comunidades com esta finalidade. Ele foi lançado oficialmente no dia 12/09/24, no evento Inspira Ecoturismo.

Você também pode acessá-lo pelo link no site do SEBRAE.

Veja também