Projeto de Desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária no Rio Grande do Norte

Desafio

A Secretaria Estadual de Turismo e o SEBRAE RN receberam a missão de promover a interiorização do turismo no Rio Grande do Norte. O objetivo era claro: diversificar a oferta turística e fomentar o turismo de base comunitária, expandindo as possibilidades além do tradicional sol e mar. Para isso, surgiu a pergunta: como integrar comunidades tradicionais e práticas sustentáveis ao turismo regional, gerando impacto positivo para a economia local e valorizando a cultura dessas comunidades? Foi nesse contexto que nasceu o projeto piloto de Turismo de Base Comunitária, executado pelo Instituto Vivejar ao longo de 16 meses. O projeto envolveu quatro comunidades tradicionais localizadas no Litoral Sul do estado:

  • Território Potiguara Katu (Canguaretama/Goianinha) – Comunidade indígena.
  • Comunidade do Porto (Canguaretama) – Comunidade de ostreicultores.
  • Comunidade Quilombola de Sibaúma (Tibau do Sul) – Comunidade quilombola.
  • Aproostras (Tibau do Sul) – Outra comunidade de ostreicultores.

Esse desafio trouxe à tona questões importantes: como transformar essas comunidades em protagonistas de uma experiência turística sustentável? Como respeitar suas tradições e culturas ao mesmo tempo em que se gera desenvolvimento econômico? A resposta para essas perguntas foram reveladas com a apresentação dos resultados e aprendizados desse projeto pioneiro no RN.

Solução:

O projeto foi iniciado com um importante e profundo diagnóstico sobre as comunidades, parceiros e instituições que atuam nos locais. Após a elaboração e apresentação de uma análise minuciosa, foram iniciadas atividades de fortalecimento do coletivo e de capacitação, com oficinas sobre turismo de base comunitária, iconografia local, artesanato, roteirização e precificação turística, apoio à organização de eventos locais, acompanhamento dos líderes nos principais eventos nacionais e assessoria contínua ao longo dos meses.

Durante os encontros, nossa equipe promoveu o desenho de roteiros e experiências turísticas personalizadas de forma coletiva, bem como apoiou cada envolvido a estarem preparados para a operação e parceria desses roteiros.

O projeto encerrou a partir da finalização das etapas de acesso ao mercado com a realização de FAMTOUR com agências de Natal, planejamento participativo, relatório de transformações e resultados, e o encerramento oficial do projeto com a visita da Governadora do Estado, Fátima Bezerra, às experiências nas comunidades.

Resultados

  • 4 comunidades atendidas
  • 111 reuniões realizadas
  • 47 visitas e imersões nas
    comunidades
  • 18 oficinas realizadas
  • 59 pessoas mobilizadas
  • 54% dos participantes são mulheres
  • 21 eventos realizados (participação e apoio)

Veja também