Projeto de Fortalecimento do Turismo no Território do Geoparque Seridó (RN)
Desafio
No coração do Seridó potiguar, em meio à beleza singular da caatinga, encontra-se Parelhas, um município que abriga o Complexo Eólico Seridó. Com 10 parques eólicos, este empreendimento da Elera Renováveis gera não apenas energia, mas também um compromisso com o desenvolvimento local. Consciente do impacto de sua presença, a empresa investiu no fortalecimento do turismo no território do Geoparque Seridó – um verdadeiro tesouro ecológico reconhecido pela Unesco, que compreende os municípios de Currais Novos, Lagoa Nova, Cerro Corá, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas.
Com foco no turismo responsável e sustentável, o projeto contribuiu para o protagonismo das comunidades, consolidando práticas inovadoras e reforçando a conexão entre visitantes e saberes locais.
Solução:
O trabalho do Instituto se iniciou com um diagnóstico da região, tanto de suas belezas naturais como dos empreendimentos e estruturas locais.
A partir dos achados presentes no diagnóstico, foram promovidas sessões de aproximação e sensibilização com os atores envolvidos nas atividades turisticas, oficinas de capacitação e profissionalização, reuniões de estruturação das experiências e para apoio à divulgação.
Resultados
- 6 comunidades atendidas – uma delas Quilombola;
- 14 oficinas de artesanato realizadas;
- 23 pessoas mobilizadas atuando diretamente com turismo no território;
- 79% das pessoas mobilizadas são mulheres
- + de 500 pessoas alcançadas pelas campanhas de sensibilização
- 104 reuniões realizadas