No ano de 2024, fomos os responsáveis pelo projeto do estande de Turismo Responsável do Ministério do Turismo, o que envolveu a criação de uma proposta de curadoria e organização, possibilitando a participação de 17 iniciativas espalhadas pelo Brasil para exposição de suas ações.

O objetivo do espaço foi dar ainda maior visibilidade para projetos que levam o turismo responsável para diferentes cantos do país. Entre as iniciativas presentes, tivemos Associação do Circuito Turístico das Pedras Preciosas; Braziliando Viagens e Vivências Ltda; Cãomigo; Casa de Paixão Caraíva; Fundação Almerinda Malaquias; Grupo Tauá – Jodali Holding e Participações LTDA; Mova Experiências; Raízes Desenvolvimento Sustentável; Rede Batuc (representada pela Associação Comunitária de Matarandiba – ASCOMA e pelo Instituto Santa Cruz) e Viajar Verde.

Além disso, nosso time de projetos esteve presente no evento com as comunidades Catú e Sibaúma, ambas participantes do projeto de Turismo de Base Comunitária realizado pelo Sebrae RN e Secretaria do Turismo RN, e planejado e executado pelo Instituto. As comunidades puderam experienciar uma feira de projeção nacional expondo os roteiros desenhados ao longo do projeto, além de compartilhar suas atividades culturais. Esta é uma importante fase da metodologia da Vivejar, que estimula e apoia as iniciativas a estarem presentes em circuitos do setor, que podem trazer visibilidade e abrir oportunidade de mercado.

O evento aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 8 e 11 de Agosto.

Veja também