Belém, capital do Pará, é uma cidade capaz de te marcar e conquistar de diversas maneiras. A experiência que se tem lá é única, porém marcada pela pluralidade dos sentidos. Afinal, todos eles são estimulados nesse lugar, e de forma intensa. De todos os sentidos e sensações que ela desperta – desde a beleza de suas águas ao perfume das diversas frutas e essências, até o som do carimbó – um deles consegue se destacar e tem papel essencial no turismo da região: a gastronomia do Pará.
A culinária paraense é um dos principais atrativos turísticos e tem função essencial para a preservação da cultura regional. É fundamental para a valorização da identidade e da manutenção do patrimônio, das tradições e da história do estado.
E, quando falamos da economia local, ela também é muito importante!
Belém não se precisa de grandes investimentos no que diz respeito à culinária. Tudo ali é abundante e faz parte do DNA da região. Peixes, folhas de mandioca e frutas típicas são aproveitados para nos fazer brilhar os olhos e o estômago agradecer, com pratos tão diferentes quanto deliciosos.
Essa cultura resgata o uso dos elementos locais e garante ainda mais recursos para a comunidade, sendo um verdadeiro catalisador da economia. Já que nada é importado, a economia gira, criam-se empregos e, com o extrativismo consciente, é possível preservar os bens naturais.
Influências históricas
Ao longo dos anos, como tudo no Brasil, diversas culturas se misturaram para fazer da cultura belenense única. Brasileiríssima, a matriz é indígena, que se juntou às culturas portuguesa e africana para resultar no que encontramos hoje em Belém.
Até os nomes das comidas têm referências indígenas: pirarucu, tucupi, tacacá, chibé, jambu, açaí, maniçoba. Todos estes e outros elementos foram encontrados na região da Amazônia e formam a base para diversos pratos da gastronomia do Pará que nos dão água na boca.
Capital Criativa da Gastronomia
Vale ressaltar a ligação desses ingredientes típicos com o modo de vida paraense e a história da região (inclusive, já falamos aqui no blog sobre 5 experiências que você só vive na Amazônia). As influências indígena, portuguesa e africana são nítidas a cada garfada, a cada receita.
Autêntica e ao mesmo tempo peculiar, não foi por acaso que desde 2015 a cidade de Belém foi considerada pela Unesco como a Capital Criativa da Gastronomia. E é justamente essa peculiaridade que atrai cada vez mais turistas que buscam diferentes e novas experiências, ainda mais num mundo tão globalizado com sabores pasteurizados.
O que você não pode deixar de experimentar!
Opções não faltam para agradar o seu paladar.
Se deseja uma experiência gastronômica diferente, Belém é seu lugar.
Do açaí ao caruru,
Do tucupi até o jambu, ao som do carimbó,
Você pode degustar…
Continue lendo sobre as delícias gastronomia do Pará na parte 2 desse texto!