Skip to main content

Coisa boa começar essa Newsletter celebrando com você os 03 anos do Instituto Vivejar!

Me sinto muito privilegiada de, junto com o Gustavo, Ana Rosa, Marcela, Wanderson e importantes parceiros, criar esse projeto cujo objetivo é tão transformador para o turismo brasileiro!

Minha gratidão sem fim por todos os envolvidos. Sintam-se abraçados! ♥️

Mari

O que dizem meus parceiros sobre o Instituto Vivejar

“O encontro da Marianne Costa – especialista em Turismo de Base Comunitária – e eu, mestre em turismo responsável – criou uma organização potente e com entregas concretas para o pequeno empreendedor do turismo brasileiro. Ter formado mais de 1.000 profissionais durante a pandemia, época crucial que demandava qualificação e acolhimento, foi algo que nos enche de orgulho e de esperança por um turismo de mais impacto em nosso país. Estou ansioso pelo que o Instituto Vivejar, essa criança de 03 anos, ainda vai aprontar nos próximos anos!” Gustavo Pinto
“É gratificante ver como esses três anos passaram rápido, ao passo que, fizemos tanta coisa: cursos, mentorias, formações, cartilhas, parcerias, amizades. Há muitos resultados com o tanto de trabalho empenhado. O Instituto se tornou uma grande comunidade para todos que estão ou passaram por algum momento ou atividade com a gente. Muitas amizades e negócios foram feitos , apoios mútuos chegaram em momentos difíceis e estar nesse rede que criamos, nos traz o constante lembrete de que não estamos sós. Há  outras pessoas que estão gerando impactando positivo, por todo o país e que se encontram nesse espaço que criamos por meio do Instituto. Que venham mais e mais anos de Instituto: conectando, inspirando e fomentando o turismo responsável por todo o Brasil!” Ana Rosa Proença
Meus parceiros Gustavo Rosa e Ana Rosa Proença e eu planejando nossa ações do Instituto Vivejar!

ABAV 2022 – Painel de Etnoturismo

Tivemos mais uma conquista do Etnoturismo Indígena na ABAV EXPO 2022!

Em 2019 nós do Coletivo Muda promovemos pela 1º vez na história da ABAV um painel sobre Etnoturismo Indígena, junto com diálogo entre a Funai e o MTur, que acabou acelerando a aprovação do plano de visitação do Projeto Yaripo, protagonizado pelos Yanomamis no Pico da Neblina, em Roraima. 

Naquela data também tivemos a presença da Kerexu Mirim contando a experiência da Terra Indígena Tenonde Porã, na cidade de São Paulo/SP, além do Valdemar Lins, do Yaripo. E olha que felicidade: esse ano o Sebrae promoveu um novo painel de Etnoturismo com as experiências bem sucedidas de Roraima e trouxe dois parentes indígenas da etnia Macuxi, que vem se destacando.

Dois indígenas turismólogos, gestores públicos e lideranças nas suas comunidades: Karynna Stael Macuxi e Enoque Raposo! Além deles, minha amiga e empreendedora de destaque Lena Matos contou a experiência da operadora turística Roraima Adventures, uma empresa pioneira na promoção e apoio ao Etnoturismo no Brasil!

Quanta potência e inspiração neste painel! Assim parabenizo a Ana Clévia Guerreiro e a Delma Andrade pela sensibilidade e condução! Seguimos fazendo história, ocupando espaços, resistindo e cada vez mais colocando os protagonistas nos seus devidos lugares: o PALCO!

Abav Expo 2019

ABAV 2022  – Painel “Mulheres no Mapa do Turismo:
uma questão estratégica

A organização Mulheres do Turismo em Rede promoveu no 3° dia de #AbavExpo o painel “Mulheres no Mapa do Turismo: uma questão estratégica”. Convidei a empreendedora social Rutti Cutrim, à frente da Mova Experiências, localizada no Maranhão, para ocupar o palco no meu lugar. No final, tudo saiu melhor que a encomenda!

A Rutti foi nossa aluna no curso de Turismo Responsável do Instituto Vivejar e contou como o curso a ajudou durante a pandemia a tirar do papel seu empreendimento de impacto, alinhado com as causas e o propósito que ela acredita! Um exemplo de coragem, persistência e alinhamento de valores!

Também estiveram conosco, sobre a mediação da querida Renata Costa, a Maria Júlia, uma verdadeira contadora de histórias e empreendedora à frente do Engenho Triunfo, que transformou positivamente a pequena cidade paraibana de Areia, e Karina Zapata, que contou sobre a Recria experiências Criativas e a importância do trabalho em REDE na economia criativa e turismo!

O painel foi potente demais. Ouvimos relatos de mulheres na audiência que, depois de tudo que ouviram, concluíram que:

1. Não estamos sozinhas. Sabemos que o empreender feminino é muito solitário. No turismo ainda mais! É tão bom sentir que você estamos juntas mesmo distantes!

2. Não somos loucas. Em geral empreendemos de forma inovadora e responsável por aí, mas com certeza ouvindo que “é loucura” o caminho que escolhemos. É comum ouvirmos isso com frequência ao seguirmos nossa intuição! E é confortante perceber que não somos só nós que desafiamos o status quo!

Só consigo me lembrar daquela frase: “Mulheres que se comportam não fazem História”!

Eu complemento: também não mudam o mundo nem provocam transformações significativas! 

Obrigada a cada mulher e homem que encheu aquela sala e fez ecoar a mensagem de que precisamos ocupar os palcos com mulheres como essas para seguir inspirando!

E anotem aí: na ABAV de 2023 vamos ocupar muito mais que dois painéis! Por aqui vamos tomar a responsabilidade por promover cada vez mais momentos que nutram as MULHERES DO TURISMO EM REDE!

Celebrando o Dia Mundial do Turismo em Grão Mongol!

Italo Mendes, Marta Poggi e Márcio Favilla

Em 22 de setembro, Dia Mundial do Turismo, estive em Grão Mogol comemorando em grande estilo!

Retornei para a cidade 13 anos depois da 1º visita quando eu e Mariana Madureira fundamos a Raízes Artesanato, uma vitrine para o artesanato do Vale do Jequitinhonha (uma das nossas paixões em comum)! Visitar a Associação de Artesãs e ver as coisas melhores, mulheres felizes e vivendo do artesanato me alegram demais! Mulheres vivendo a ESCOLHA, que força!

Dessa vez o convite (mais que especial) veio do Secretário Municipal de Turismo Grão-Mogolense Ítalo Mendes para participar palestrando no evento “Repensando o turismo”. Tive a bela oportunidade de voltar para Minas Gerais, minha terra natal, conhecer e reencontrar pessoas tão especiais que assim como eu acreditam no turismo como estratégia de desenvolvimento e transformação!

Na ocasião, além da oportunidade de compartilhar um pouco sobre a minha experiência no desenho de experiências turísticas mais responsáveis e transformadoras (uma das minhas expertises desenvolvidas ao longos de tantos anos nesse mercado), pude celebrar a felicidade de encontrar tantas turismólogas e turismólogos em diferentes governanças no Turismo do Norte de Minas Gerais!

Que viagem maravilhosa! 

Celebrando o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogos com esse time lindo de turismólogas e turismólogos de Minas Gerais.