O Rio Grande do Norte está se destacando com o Projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC), uma iniciativa que visa fortalecer o turismo em comunidades locais e diversificar as atrações do estado além das tradicionais praias. Fruto da parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Turismo (Setur), e o Sebrae-RN, com execução do Instituto Vivejar, o projeto busca criar novos produtos turísticos, incluir comunidades indígenas e quilombolas, e gerar renda para as comunidades envolvidas.
Entre as comunidades beneficiadas estão o Território Potiguara Katu, a Comunidade do Porto, a Comunidade Quilombola de Sibaúma, e a Comunidade Indígena Sagi-Trabanda. O projeto envolve a criação de roteiros turísticos que destacam as tradições culturais e naturais locais, com oficinas e ações que fortalecem a capacidade das comunidades de gerir e promover o turismo sustentável. Desde o lançamento, o projeto já foi apresentado em diversos eventos do setor e resultou na mobilização de aproximadamente 70 pessoas ativamente envolvidas.
O projeto não só valoriza os aspectos culturais e turísticos, mas também promove questões sociais, com destaque para o protagonismo feminino, já que 88% dos participantes ativos são mulheres. As novas iniciativas incluem roteiros como o “Katu Experiência” e passeios culturais na Comunidade do Porto, entre outros. Yves Guerra, gestor do Projeto de Turismo do Sebrae-RN, e Solange Portela, secretária de turismo do RN, destacam a importância da diversificação turística para o desenvolvimento regional sustentável.
Em junho, o projeto alcançará um marco com o evento “Intercâmbio de Saberes”, promovendo a troca de experiências entre representantes das comunidades, fortalecendo ainda mais o turismo de base comunitária no estado.
Leia mais no link com a matéria completa.