Skip to main content

Sei que Janeiro, praticamente, já acabou… ele voou por aqui. E por aí? Mas só agora a bateria recarregou para compartilhar um balanço profissional de 2022. Uau, que ano! Ele foi super intenso e, acima de tudo, muito PRODUTIVO por aqui! Mas também foi cheio de aprendizados! 

Tive vários sprints, ou seja, aquilo que na corrida corresponde a percorrer uma curta distância muito rápido, e isso sem dúvida nenhuma me deixou exausta fisicamente! Esses sprints foram dados principalmente durante viagens de campo, nas quais eu tentava fazer o máximo possível em curtos períodos, visando diminuir o número de viagens. Estratégia essa que adotei na tentativa de conciliar a maternidade, o trabalho e o mestrado. Deu certo? Pode se dizer que sim. Quero seguir assim? Não!

As últimas semanas estão sendo de muita reflexão, muito estudo, trabalho (pois contratos seguem ativos e não tiram férias), mas é importante, neste começo de ano, a gente repactuar nossas metas, lembrar sempre se onde se quer chegar para ajustar e corrigir a rota. Para variar (rs), só posso dizer que vem boas novidades por aí! 

Profissionalmente, hoje, divido meu tempo entre 3 organizações incríveis: a Vivejar, que apesar de ter diminuído a “velocidade” com a pandemia para reflexões muito necessárias sobre modelo de negócios e futuro, segue desenhando e oferecendo viagens incríveis e, principalmente, muito RESPONSÁVEIS Brasil afora; o Instituto Vivejar, que comemorou 3 anos de existência e segue sendo uma referência no advocacy pelo Turismo Responsável no Brasil; e, finalmente, a minha consultoria, que, hoje, conta com um time de mulheres super competentes e que vem fazendo a diferença em projetos por todo o Brasil. Aproveito para fazer um lançamento bem discreto por aqui do nosso site novo, que ainda está passando por ajustes, mas que já traz toda minha experiência profissional e mais recentemente as soluções que eu e minha equipe temos implementado Brasil afora. Se você visitar, vou adorar saber o que achou, ME CONTA!!!!

Juntas, nossa equipe e nossos clientes e parceiros, vivemos altas aventuras em 2022! Então, esta news foi criada também para te agradecer pela confiança e parceria e para te convidar a caminhar conosco em mais uma jornada que se inicia agora em 2023!

Bora lá? 

Em Março…

Iniciamos o Projeto Pontes para o Turismo de Base Comunitária no Mato Grosso do Sul, envolvendo a comunidade quilombola de Furnas da Boa Sorte (em Corguinho), comunidade ribeirinha Paraguai Mirim (em Corumbá) e comunidades indígenas Terena (em Miranda), tendo o SEBRAE-MS e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR) como clientes/parceiros. Que orgulho poder começar a primeira iniciativa destas organizações com o tema do Turismo Comunitário! 

Em Maio…

Publiquei este artigo na Folha de São Paulo que traz o legado de transformação deixado pelo nosso trabalho, começado na Raízes Desenvolvimento Sustentável e continuado na Vivejar, no Vale do Jequitinhonha, e que nos levou inclusive à indicação ao Prêmio Empreendedor Social de Futuro há 10 anos atrás. Voltei lá e pude comprovar na prática que quando trabalhamos com comunidades tradicionais, os resultados são de médio e longo prazo mesmo, mas que são realmente transformadores! 

Em Junho…

Foi a vez de lançarmos, pelo Instituto Vivejar, o curso  “Turismo Responsável Sem Censura: desmistificando conceitos e colocando a mão na massa“. Foi tão rico o debate sobre inquietações tão atuais e pouco debatidas no Turismo como monetizaçãoegoturismo, “lugar de fala“, produção de conteúdo, entre outros. Já estou com saudades das “salas virtuais de aula”! 


Estivemos em Corumbá/MS reunindo mais de 70 pessoas no Seminário de Turismo Responsável, voltado para o trade turístico da região. Uma ação do Projeto Pontes para o TBC, na qual traduzimos o conhecimento em ações práticas para o destino sobre como o Turismo de Pesca pode ampliar seu impacto positivo e se consolidar como um vetor de desenvolvimento sustentável. Provou que construir pontes entre as comunidades e o trade turístico, muitas vezes considerado “convencional”, é FUNDAMENTAL. Não podemos continuar pregando só para os convertidos! 

Em Agosto…

Iniciamos mais um projeto de consultoria em Turismo de Base Comunitária na BR-319 Manaus/Porto Velho junto com a WCS Brasil na intenção de fortalecer cadeias de valor com base no uso sustentável dos recursos naturais na região e evitar e/ou mitigar impactos ambientais decorrentes da pavimentação da rodovia. E que desafio, hein! Mesmo para mim e para Ana Rosa, que é amazonense e profunda conhecedora do tema! Mais um estímulo para sairmos da nossa zona de conforto e aprendermos cada vez mais. 

Em Setembro…

Aconteceram as 3 oficinas de Etnoturismo para as aldeias do povo indígena Terena em Miranda/MS, no âmbito do Projeto Pontes para o TBC/MS, tendo Enoque Raposo, consultor indígena especialista no tema, como ministrante. Pregar o lugar de fala do alto dos nosso privilégios é fácil e confortável. Agir é outra coisa. Mesmo tendo consultoras estudiosas do tema na equipe, entendemos que trazer um consultor INDÍGENA para ministrar essas oficinas traria muito mais que só conhecimento, mas também trabalharia com a motivação, autoestima e valorização. É assumir, cada vez mais, a nossa responsabilidade por praticar a HUMILDADE e a troca de experiências. Sair do “faça o que eu digo” para também seguir o “faça o que eu falo”. Coerência que chama! 


O movimento Mulheres do Turismo em Rede, do qual me orgulho de ser cofundadora, promoveu o painel “Mulheres no Mapa do Turismo: uma questão estratégica” no 3° dia da ABAV Expo 2022. Foi um momento único em que mulheres dividiram suas experiências e reforçaram sua importância empreendedora à frente dos negócios em prol de um turismo mais justo e equilibrado. Na ocasião, cedi meu espaço para que a empreendedora maranhense, Rutti Cutrim, contasse sua experiência empreendendo com impacto positivo através da Mova Experiências. A Rutti foi nossa aluna no curso do Instituto Vivejar e eu não poderia ter ficado mais feliz com essa oportunidade de passar para ela esse microfone. Foi um show de motivação e emoção para a platéia presente! 


No dia 27 de setembro, estive em Grão Mogol/MG participando das celebrações do Dia Mundial do Turismo compartilhando minha experiência no tema “Repensando o turismo”. Dividi um pouco da minha expertise no desenho de experiências turísticas mais responsáveis e transformadoras e foi uma felicidade encontrar outros(as) turismólogos(as) atuando dessa mesma forma em diferentes governanças no turismo do Norte de Minas Gerais.


Ainda em Setembro fiquei muito feliz de ser convidada para participar da reunião do trade turístico com o então candidato Lula, agora nosso presidente! Foi importante marcar presença e reforçar a importância voltar a pautar a política pública quanto ao turismo responsável e ao turismo de base comunitária, além do empoderamento feminino e a diversidade, bandeiras que me movem na transformação do turismo atualmente!

Em Outubro…

Oficina de Roteirização e Precificação Turística, na comunidade quilombola Furnas da Boa Sorte, foi outra ação do Projeto Pontes para o TBC/MS e teve Daniele Santos como especialista e ministrante, para falar sobre organização comunitárialevantar os atrativos do destino e montar um roteiro estruturado e precificado. Daniele é uma das principais liderança do Quilombo do Campinho, em Paraty/RJ, uma das principais referência em turismo de base comunitária em territórios quilombolas. 


Amamos começar um desafio novo! Estivemos nos municípios de Parelhas e Santana do Seridó (RN) e São José do Sabugi e Santa Luzia (PB) para elaboração de um diagnóstico e um Plano de Ação para o aprimoramento do Turismo de Base Comunitária nos destinos, contratadas pela Elera Renováveis. Mais uma oportunidade de fazermos a diferença e apoiarmos comunidades tradicionais nesse desafio do Turismo Responsável e Inclusivo!

Em Novembro…

Em meio a correria de tantos projetos acontecendo, tirei do ar um projeto antigo de promover vozes potentes e femininas sobre temas provocativos e atuais! Realizei 2 edições do Bate Papo com Mari Costao primeiro sobre Como Promover a Igualdade Racial para além de Novembro, com as potentes Solange Barbosa e Jama Wapichana, e o segundo sobre Como Empreender com mais impacto positivo com as inspiradoras Mariana Madureira e Tati Paixão.  A experiência superou as expectativas e decidi disponibilizar os conteúdos, além das lives gravadas no Instagram, em um podcast no Spotify. Em 2023, vem mais papos provocativos e inspiradores, aguardem!

Em Dezembro

Dezembro por aqui foi INTENSO! Encerramos essa primeira etapa do Projeto Pontes para o Turismo de Base Comunitária/MS contando com visitas nas comunidades contempladas: a quilombola Furnas da Boa Sorte e as indígenas Babaçu e Cachoeirinha para avaliarmos o desenvolvimento do projeto até agora e desenharmos as prioridades para o próximo ano juntos. Foi emocionante e recompensador! Você pode conhecer mais sobre o projeto nestes vídeos aqui: 

Quilombo Furnas da Boa Sorte
Aldeia Indígena Babaçú
Aldeia Indígena Cachoeirinha

E, finalmente, organizei junto com a  a Uika Experiências, a Missão Técnica Amazônia para o Polo de Ecoturismo do SEBRAE Nacional. A gente sabe que sempre é muito responsável ao desenhar experiências transformadoras Brasil afora, mas chegar no indicador de 83% dos nossos fornecedores sendo empresas lideradas por mulheres e/ou minorias (comunidades tradicionais indígenas e ribeirinhas) – e, às vezes, as 2 coisas juntas – foi muito gratificante. Sinal que é possível e que dá certo! Os participantes AMARAM e, em breve, vou contar tudo para vocês sobre essa Missão! 

Entendeu agora porque rolou uma exaustão por aqui? Foi lindo, intenso, transformador…Mudar o mundo é bom demais, mas dá um trabalho! Trabalho esse que a gente ama e espera seguir fazendo ele de forma dedicada e, principalmente, COM MUITO AMOR! Porque esse, com certeza, é um dos nossos diferenciais. Colocar MUITO AMOR em tudo que fazemos!

Nos vemos em 2023! Vem com tudo!!!!