Dizem que “nada se cria, tudo se copia”. Se isso é verdade a respeito de tudo e qualquer coisa, fica difícil dizer. Mas certamente uma bela inspiração está em “copiar” a vivência de uma viagem, desde um artesanato ao desenho da folha das árvores na natureza. Tudo é fonte de criatividade, especialmente porque você está vivendo um universo novo, ainda que no seu próprio país.
Assim, afirmar que viajar auxilia diretamente na criatividade é só o primeiro dos benefícios que vamos falar nesse post.
- Te faz enxergar que outras realidades existem
Com os pensamentos consumindo todos os nossos sentidos, absorvidos na rotina do dia a dia, não enxergamos as coisas como são. A consequência? Nosso redor é ignorado.
Em uma viagem, especialmente em férias ou ainda por um curto recesso, você se permite reativar esses sentidos e livra a sua mente de tanta preocupação. O resultado é notar que outras realidades existem e que você está aberto(a) para recebê-las. Esse choque é ainda maior quando você escolhe o turismo comunitário. Nele você é diretamente impactado pela vivência de outras pessoas.
- Você percebe que o Brasil (e o mundo) não é tão pequeno assim…
Quem nunca ouviu dizer que o Brasil ou o mundo são um ovo? É, bem… A realidade não é exatamente assim. O quanto será que conhecemos do todo? Muito provavelmente saboreamos só uma parte da clara e ainda estamos muito longe da gema!
Quanto mais e mais você viaja, mas você percebe isso. Especialmente quando pessoas e lugares estão sempre em mudança. Um lugar que você conheceu há 10 anos pode não ser mais o mesmo hoje.
- Mas (o Brasil?) também pode ser, à medida que você o conhece mais e mais!
Sabe o que é melhor? Constatar isso na prática e conhecer quantos Brasis há dentro do Brasil.
- Você volta com fôlego para:
5.1 – Valorizar sua rotina
Nada melhor que voltar para o seu aconchego depois de uma viagem maravilhosa, não é? Daquelas tão boas que dá vontade de voltar para casa, dormir na sua própria cama, brincar com o cachorro, deitar no sofá… Olhar para sua rotina com novos olhos…(?)
Quando a viagem é renovadora, dá vontade de fazer as coisas diferentes, se dedicar mais ao trabalho, dar bom dia para os vizinhos, começar um exercício físico ou coisas novas para aprender.
Mas também há o outro lado da história…
5.2 – Mudar seu estilo de vida ou até de casa, bairro, cidade, país…
Experiências são incríveis pois o resultado delas (é imprevisível?). Elas são únicas e individuais. Ao voltar de uma viagem você pode simplesmente querer mudar de vida. Descobrir um novo hobby, um novo lugar para chamar de seu, um amor… por que não? Diga sempre sim!
Poderíamos ficar aqui listamos benefícios o dia inteiro, mas preferimos é te convidar a viajar com a gente e constatar os prazeres de viver com satisfação. Vem Vivejar!