Se você é um turista antenado com as atualidades certamente ficou sabendo que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento. Se você ainda não sabia, tudo bem também. Está sabendo agora!
Seja qual tipo de turista você for, explicaremos no post de hoje o que muda para você na prática.
1 – Os olhos do mundo estão voltados para o turismo
Por que pensar no turismo sustentável é importante? Pois o turismo é uma das principais atividades econômicas hoje no mundo. Com esse título, os olhos do mundo estão voltados para essa atividade que gera muitos impactos, inclusive negativos, quando feito de forma desordenada. Existe um alto impacto por exemplo do transporte aéreo, grande responsável pelas emissões de poluentes no mundo.
Cruzeiros com navios transatlânticos são poluentes de variadas formas, pelo lixo sólido (como papel, papelão, alumínio, etc.); com o esgoto; sonoramente, afetando a vida marinha; também com a poluição do ar, pela queima de combustíveis, entre outras formas.
Não estamos dizendo aqui que essas atividades tenham de deixar de existir. Mas para tudo há uma maneira de ser feito com menos impacto. Precisamos compensar isso de outras formas para o meio ambiente e para as pessoas. E por se tratar de uma atividade que envolve principalmente pessoas, então possui um grande potencial de transformação. E também de geração de emprego, renda e de desenvolvimento. Isso, claro, se for planejada e organizada de forma sustentável.
Desta maneira, o turismo pode gerar mais impacto positivo que negativo. Por ser uma atividade mais intangível, de serviços, de valorização da experiência, da cultura, etc., você tem uma possibilidade grande de revertê-la. Diferente de outras atividades econômicas, principalmente a indústria, a agricultura de larga escala e outras atividades primárias, por exemplo, que dificilmente conseguem reverter esse quadro.
2 – Você fica mais informado
Seja por meio deste ou de outros textos, se 2017 não fosse o Ano Internacional do Turismo Sustentável, será que falaríamos sobre isso? Provavelmente nós de Vivejar sim, pois atuamos com ele. Mas e os outros canais de comunicação? E a TV?
Logo, esse tipo de nomeação faz com que você, turista esteja mais informado. O objetivo dessa campanha, desse movimento, é trazer à sua consciência que o turismo pode sim ser uma ferramenta de desenvolvimento sustentável, bem como você! Não só reciclando lixo e comprando orgânico, mas viajando.
3 – Pode consumir viagens com mais qualidade
Os itens 2 e 3 estão ligados. Informado, você desperta essa consciência de que pode escolher fornecedores de uma forma mais equilibrada, valorizando empresas que fazem turismo diferente.
Além disso, você descobre que existe padrões e normas de sustentabilidade, bem como empresas do bem – como o Sistema B, a qual a Vivejar faz parte. Tudo isso faz com que você viaje com mais qualidade, segurança e tranquilidade, desde o respeito ao local visitado até as informações transmitidas pelos anfitriões da comunidade e pela curadoria, por exemplo.
4 – Pode trocar experiências construtivas
O legítimo turismo comunitário, por exemplo, funciona de forma sustentável por si só. O principal subsídio é conhecer o modo de vida, as tradições e a história daquela comunidade. Ele promove de forma intensa, porém com quase zero impacto, a troca de experiências entre visitante e visitado, turista e anfitrião.
Normalmente esses roteiros geram mais impacto positivo que negativo, feita em pequenos grupos e com desenhados em parceria com as comunidades – não impostos. Na Vivejar, em especial, além disso tudo, exaltamos o empoderamento feminino como uma causa. Pois sabemos do poder da mulher no desenvolvimento comunitário. Com a liderança feminina, ele acontece de forma melhor e coletiva.
5 – Transparência do começo ao fim antes e depois do Ano Internacional do Turismo Sustentável
Considerando qualidade, informação e segurança ao consumir com qualidade, estamos falando de transparência do começo ao fim de todo o processo, tornando seu impacto inclusive mensurável.
Por isso, uma das nossas práticas é levantar e analisar os nossos resultados para realmente comprovar que é possível fazer turismo de uma forma responsável. Inclusive remuneramos de forma justa a nossa cadeia de fornecedores e de parceiros.
Assim, fica um pouco do porquê falar e exaltar o Ano Internacional do Turismo Sustentável é tão importante! Se você gostou, compartilhe e ajude mais e mais pessoas a ficarem informadas tanto quanto você. É um belo e ótimo momento (e ano) para refletirmos sobre nossos hábitos de consumo, inclusive – e tão importante quanto – quando estamos fora de casa.