“
““Participar do 1º Fórum Brasileiro de Turismo Responsável foi profundamente inspirador, tanto no nível pessoal quanto profi ssional. Para a Gondwana Brasil, apoiar este movimento já é um ato de responsabilidade: assumir que, se queremos mudança, precisamos ser parte dela desde o início. Esse Fórum nos trouxe aprendizados valiosos sobre como o turismo só faz sentido quando coloca as pessoas, os territórios e os saberes no centro — e sobre como podemos ser ponte, mas nunca substituir os verdadeiros protagonistas: o Brasil e sua diversidade.
O evento reforçou que a construção de um turismo responsável exige engajamento, escuta ativa, empatia, inovação e estratégia coletiva. É um chamado para que mais empresas, operadores e instituições se juntem a esse processo, pois cada um tem um papel na transformação. Esse é um caminho de construção e desconstrução, de desafi os e de fl orescimentos, mas que abre a possibilidade de fazer do turismo uma das maiores ferramentas de conservação da natureza, valorização cultural e geração de renda no Brasil”.”
Daniele MeresFundadora e CEO da Gondwna Brasil
“
“"O evento foi extremamente enriquecedor com as temáticas abordadas, os palestrantes conduziram de uma forma técnica, didática e tudo isso contribuiu para o aprimoramento e aprendizado de todos os participantes.
Apoiar um evento como esse, foi muito importante, pois demonstra quais os valores e principios que a empresa estabelece em seus atendimentos. Para nós da Coppo Consultoria e Projetos foi uma fonte inesgotável de conteúdo, compartilhamento, aprendizado e oportunidades que gerou uma conexão signifi cativa com profi ssionais referência no Turismo em várias regiões do Brasil.””
Cassia CoppoFundadora e CEO da Coppo Consultoria
“
““1° Foi um prazer ter coragem de arcar com todos os custos e ir. Mas obtivemos uma diária via Sebrae. Foi bom!
2°. Conhecer a Marianne Costa foi uma maravilha. Que bom ver gente jovem reunida!
3° Sem delongas, eu precisava demais de sair das bolhinhas daqui.
3° conhecer as pessoas e seus amores pelas respectivas organizações e tarefas Foi especialmente bom.
4° A dinâmica dos painéis foi bem articulada.
Ao Vivejar, desejo ainda mais brilho pois percebi a liderança brilhante na Marianne, com as conexões por tantos territórios. Para mim, essa foi a melhor viagem como aprendizagem, missão técnica e de lazer ao mesmo tempo. Só tenho elogios e vontade de me manter próxima dessas pessoas incríveis. Experiência memorável!””
Denise PereiraRede Turismo no Vale (Vale do Aço) e da Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo
“
““Participar do evento permitiu perceber o turismo responsável também como ferramenta estratégica para a promoção da justiça social. Quando pautado pela escuta das comunidades, contribui para a preservação da memória, para a proteção de direitos e para o fortalecimento das condições de vida local. É uma forma de garantir que o desenvolvimento não se faça às custas das pessoas, mas em benefício delas, em respeito à sua dignidade. Ana Tereza Giacomini - Promotora de Justiça, coordenadora do Centro Estadual de Apoio às Vítimas do MPMG - Casa Lilian.””
Ana TerezaPromotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais
“
““O Fórum foi mais que um evento, foi um canto coletivo. Nós, povos indígenas, mostramos que o turismo responsável nasce do respeito à terra, à memória dos ancestrais e à força das comunidades. Saio fortalecida, com a certeza de que estamos construindo caminhos coletivos para um futuro mais responsável e sustentável. Encerro dizendo o que minha vovó sempre diz “ o caminho se revela a quem aprende a escutar a terra”, e acredito que nós fizemos isso nesse encontro”.”
Karynna MakuxiTurismóloga, Coordenadora de Turismo da Comunidade Indígena Kauwê/ Terra Indígena Raposa Serra do Sol
“
““Foi incrível poder participar da primeira edição deste evento! Foram dias de muita conexão, troca, escuta e possibilidades. Presenciar pessoas e profi ssionais que acreditam no futuro do turismo responsável juntas foi inspirador e revigorante.
A visita técnica fechou a programação da melhor forma possível: ver na prática o poder de transformação do Turismo de Base Comunitária foi surreal!””
Thayana FragaViare Travel - Operations Team
“
““O Fórum Brasileiro de Turismo Responsável mostrou que é possível pensar e praticar um turismo que valoriza pessoas, territórios e culturas. Foi um presente contribuir com a organização do Prêmio Vitrine e conduzir a cerimônia de abertura do evento, vivenciando de perto o cuidado com cada detalhe: a escolha assertiva do local, que ofereceu conforto e comodidade ao público; a atenção dedicada aos palestrantes desde o primeiro contato; a alimentação sabiamente pensada de forma inclusiva e coerente com a proposta do Fórum; e a comunicação respeitosa e afetiva, que criou um clima verdadeiramente acolhedor para todos os envolvidos. Este foi um espaço muito potente para conexões que valorizam pessoas e instituições comprometidas em transformar o turismo em uma atividade mais justa, inclusiva e, de fato, responsável.””
Aline BispoTurismóloga| Dra. em Ciências Sociais
“
““O Fórum Brasileiro de Turismo Responsável foi um espaço profundamente inspirador. Trouxe debates qualificados, práticas concretas e vozes diversas que reforçam a urgência de colocar as pessoas e os territórios no centro do turismo. Saí do evento com a certeza de que estamos construindo coletivamente caminhos mais justos, inclusivos e transformadores para o setor. Isso tudo sem contar todos os encontros com pessoas e profissionais maravilhosos que estavam presentes. Foi lindo!””
Lira DolabellaLábia Comunicação
“
““O evento que mudou minha percepção de vida. É muito difícil resumir em palavras o que foi esse fórum, mas sinto que ninguém saiu do mesmo jeito que entrou. Foram tantas conversas enriquecedoras, tantas trocas imensuráveis, pessoas que se importam e que estão alinhadas ao que queremos para o turismo, para o Brasil e para o mundo. Foi uma honra estar presente nesse evento tão lindo, que estava impecável tanto na organização quanto nos palestrantes, comida e networking. Realmente algo único nos dias de hoje!””
Raissa SilvaGondwna Brasil
“
“"Ser voluntária no primeiro Fórum de Turismo Responsável do Brasil foi uma vivência transformadora e enriquecedora. O evento trouxe reflexões fundamentais sobre o futuro do turismo no país, reforçando a importância de práticas mais conscientes e sustentáveis para o desenvolvimento do setor. Foi uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências, que teria sido ainda mais rica e especial com mais momentos de conexão entre os participantes."”
Geovanna ManuellyAluna do curso de Turismo da UNB e voluntaria do evento