Skip to main content

Tudo o que a gente quer quando vai viajar é viver experiências inesquecíveis. Voltar para casa depois de ter momentos que estarão para sempre na nossa memória é uma das melhores sensações da vida. Em busca também destas experiências, uma das vertentes do turismo no Brasil que tem crescido muito nos últimos anos é o de base comunitária. Nele, um dos pontos centrais é se hospedar na casa de moradores locais.

Para quem nunca teve esta experiência, é normal ter dúvidas a respeito:

– “Mas eu vou dormir na casa da pessoa?”

– “Como vou saber se é limpo?”

– “É seguro?”

– “Quem é essa família que está me hospedando?”

Pensando nisso, a gente listou alguns pontos importantes para desmistificar a realidade do turismo comunitário. Afinal, além de ser uma experiência absolutamente transformadora, a gente garante: depois de vivê-la uma vez, você vai querer repetir.

 

Turismo no Brasil

Sobre privacidade e integração

Em uma viagem como essa, dormir na casa de uma família local é uma das vivências mais prazerosas. Você tem a oportunidade, de fato, de viver o lugar, e não apenas conhecer. É claro que a integração e o diálogo com os moradores locais é um dos pontos altos, mas a sua privacidade também é preservada.

Aquele momento de descanso no seu quarto ou apenas admirando a natureza ao redor estão garantidos no turismo de base comunitária.  Com o bônus de que pode pedir dicas ao seu anfitrião dos melhores locais para relaxar.

Sobre segurança

Para quem faz turismo no Brasil ou em qualquer parte do mundo, segurança é item fundamental. É compreensível ter insegurança quanto a ficar na casa de alguém que não conhecemos. Mas garantimos: é até mais seguro do que ficar em hotéis. Tudo isso começa na sua chegada, já que normalmente a recepção calorosa e carinhosa faz com que você se sinta em casa desde o primeiro momento.

Importante: para ter a certeza de onde ficar, procure se hospedar em casas que façam parte de alguma iniciativa de turismo de base comunitária real.

Sobre conforto

Sabe aquela sensação de ficar na casa da avó que faz tudo para agradar? Então, é exatamente isso o que você sente quando fica em casa de moradores locais. Aquela sensação deliciosa de estar sendo bem cuidado, com uma casa gostosa, um ambiente aconchegante e um papo sensacional sobre o que você quiser falar. Aliás, fazer turismo no Brasil sempre rende boas conversas, não é mesmo?

Sobre comer bem

A gastronomia é provavelmente um dos grandes prazeres de quem viaja. Comer a comida local, os gostos, temperos e costumes são uma parte fundamental de cada cultura. E é claro que fazer refeições em restaurantes é ótimo, mas comer aquela comidinha com tempero caseiro… Hmm, é sem comparação! (aliás, se quiser saber um pouco mais sobre isso, clique aqui). Aquele cafezinho no fim de tarde, aquele almoço típico cozinhado por quem entende do assunto. A gente tem certeza: é inesquecível.

Bom, de verdade que a gente espera que este texto tenha ajudado a entender um pouco melhor a experiência de viver o turismo de base comunitária e de se hospedar em casa de moradores. Seja com o turismo no Brasil ou em outras partes do mundo, tem sido uma realidade cada vez mais frequente – e a gente garante que vale a pena viver.

 

Se tiver alguma dúvida além do que a gente falou neste texto, entre em contato conosco! Vamos ter prazer em te responder.